Pirenópolis, lindas cachoeiras e muita história

PirenópolisMais uma vez vou falar das nossas andanças de quando morávamos em Goiás, nossa vida não era tão doce porque a Mel ainda não existia, mas a gente passeava bastante. Um dos lugares que a gente ia muito era Pirenópolis, como fica a menos de 70 quilômetros de Anápolis era bem fácil pra gente, que além de sermos só os dois, tínhamos carro na época.

Pirenópolis, além de ter muitas cachoeiras bonitas, já foi até cenário de novelas da Globo.  Por conta da distância, dificilmente a gente dormia por lá, costumávamos ir e voltar no mesmo dia, mas sei que lá tem muitas pousadas legais e opções de camping também.

O que fazer em Pirenópolis

As Cavalhadas de Pirenópolis são famosas em todo o estado de Goiás, é uma apresentação teatral que acontece nas ruas da cidade desde a época da escravidão, já que os jesuítas usavam essa encenação para catequizar os índios, simulando a batalha de Carlos Magno na França no século VIII.

A festa é realmente muito grande e duas semanas antes as tropas vão de casa em casa buscar os cavaleiros para os ensaios. O evento em si dura muitos dias e não tem data certa assim como a Páscoa e o carnaval. É por volta de dois meses depois do domingo de Páscoa.

O que mais chama atenção são as roupas dos cavaleiros e os mascarados, que são pessoas que se fantasiam como no carnaval, e escondidos atrás das máscaras fazem muita bagunça por ficarem irreconhecíveis.

Como Pirenópolis fica aos pés da Serra dos Pirineus, a cidade conta com muitas cachoeiras, e você não pode deixar de visitar pelo menos algumas delas caso visite Pirenópolis. São mais de 80, mas algumas são pagas por serem em propriedades particulares.

UFC 728x90

pirenópolis cachoeiras

As cachoeiras contam com toda a infraestrutura para atender aos visitantes, desde estacionamento próximo até bares e restaurantes. Algumas delas ficam muito próximas da cidade, é o caso da Cachoeira da Meia Lua, da Cachoeira do Amor e da Cachoeira do Pilão. Em muitas delas é preciso seguir trilhas a pé, mas a maioria não tem trilhas difíceis.

pirenópolis cachoeira

Cachoeiras de Pirenópolis

Nesse link abaixo você encontra tudo sobre as cachoeiras de Pirenópolis:

http://www.pirenopolis.com.br/cachoeiras

Na cidade você também encontra pequenos empórios onde são vendidos doces caseiros, cachaças, mel e artesanatos. A parte histórica da cidade não fica só por conta dos eventos. No centro histórico você pode ver igrejas, praças e ruas bem bonitinhas.

pirenópolis igreja

Igreja de Pirenópolis

Onde ficar em Pirenópolis

As opções de hospedagem em Pirenópolis são muitas. Você pode escolher entre pousadas, hostels, hotéis, camping, casas ou chácaras.

Encontre aqui os melhores hotéis de Pirenópolis

Banner 728x90

As pousadas, os hostels e os hotéis são muito variados, já o camping fechado só tem um, algumas pessoas arriscam o camping selvagem, eu não aconselho, tanto por causa do perigo de pessoas maldosas quanto pelo perigo de uma chuva de repente, a região é muito acidentada e é muito fácil o rio subir.

Encontre aqui as melhores pousadas de Pirenópolis

As casas hospedam poucas pessoas, mas é uma opção mais barata e bem familiar. Algumas alugam apenas os quartos, outras casas são alugadas para temporada, assim você fica mais a vontade com a sua família ou amigos. As chácaras e fazendas são para quem gosta de estar o tempo todo em contato com a natureza.

Melhor época para visitar Pirenópolis

No Centro Oeste do Brasil em geral a época da chuva é de outubro a março, então é melhor que você não vá nessa época. Mas também não dá para esperar agosto e setembro porque aí já vai estar muito seco e é capaz de as cachoeiras não estarem muito legais para tomar banho.

Vá a Pirenópolis então entre maio e julho, assim, o clima já estará seco, mas os rios ainda não, já que as chuvas terão acabado há pouco tempo. Esses meses também coincidem com os eventos folclóricos e com as férias do meio do ano então é bom reservar sua hospedagem com antecedência.

pirenópolis centro historico

Ruas de Pirenópolis

E aí, gostou de mais esse post do Eh Doce Viajar? Abaixo seguem outros textos nossos dos quais você também vai gostar:

Brasília, a capital projetada

Maceió, lindas praias e ótima culinária

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

2 comments

Deixe uma resposta