Penedo – Pequena Finlândia no Rio de Janeiro!

 

penedo

Fonte: http://www.penedo.info/

O post de hoje fala sobre o distrito de Penedo, pertencente ao município de Itatiaia no estado do Rio de Janeiro. É um lugar encantador que atrai milhares de turistas que procuram um clima mais fresquinho, um maior contato com a natureza e um local ideal para curtir uma lua de mel, férias em família, passeio com amigos etc.

A região de Penedo foi colonizada por povos da Finlândia e hoje é a principal colônia da Finlândia no nosso país. Podemos observar essa diferença principalmente pela arquitetura marcante no local e a cultura que é bem parecida com a dos povos do país Europeu.

O que fazer em Penedo

Penedo é conhecido como a Pequena Finlândia no Rio de Janeiro e você verá essa realidade nos pontos turísticos da cidade, que na grande maioria remetem ao país gelado Europeu!

  • O Shopping Pequena Finlândia – também é conhecido como a Casa do Papai Noel, é o principal centro comercial da cidade de Penedo. Possui lojas de roupas e artesanatos, além de restaurantes. Está localizado no centro da cidade.
  • A Fábrica de Chocolates – quem nunca sonhou em conhecer uma fábrica de chocolates? Em Penedo, esse sonho se tornará realidade, pois a cidade possui uma Fábrica de Chocolates situado no centro turístico. Lá é possível observar como é a produção do chocolate e se deliciar com doces dos mais diversos tipos.
  • O Clube Finlândia – mais um ponto turístico de Penedo com o nome do país Europeu. No Clube Finlândia, você encontrará muito da história da cidade, objetos pertencentes aos povos colonizadores além de poder observar danças de origem finlandesa.
  • Shopping Vale dos Duendes – a principal avenida de Penedo não poderia deixar de ter um shopping a sua altura. É na Avenida das Mangueiras que você vai encontrar esse shopping que mais parece um cenário de desenho animado, cheio de duendes e decoração bem característica.
  • Shopping do Esquilo – esse é um shopping mais parecido com o que a maioria das pessoas está acostumada. A diferença é o grande esquilo na frente.
  • Museu da Eva – lá você encontra um pouco sobre a cultura finlandesa em uma coleção que já foi particular, mas que hoje é totalmente pública. Esse museu fica dentro do Clube Finlândia, mas pode ser considerado uma atração a parte.
  • Estação Penedo – A balada da cidade fica por conta dessa boate com mil metros quadrados totalmente cobertos, dividido em vários ambientes, além de área VIP. Funciona às sextas feiras a partir das 22h.

penedo

As cachoeiras de Penedo

  • Cachoeira de Deus – essa é a maior de Penedo. Possui 15 metros de altura e sua profundidade passa dos 2 metros. Por isso se for ao local com crianças melhor ficar bem atento, e caso não saiba nadar melhor não entrar.
  • Cachoeira das Três Bacias – Essa é mais apropriada para quem não sabe nadar ou crianças com supervisão. No percurso da água formou-se três bacias perfeitas para aproveitar e relaxar.
  • Três Cachoeiras – fica no Rio das Pedras e sua maior queda mede apenas 3 m, o que já é suficiente para a formação de piscinas naturais e até de um escorregador nas pedras.
  • Cachoeiras do Rio Palmital – como a trilha é um pouco mais difícil e de mais ou menos 20 minutos, elas são pouco procuradas. Aqueles que se aventuram, são recompensados. O local é repleto de piscinas naturais, grutas e quedas d’água.
  • Rio das Pedras – leva esse nome porque o leito do rio é todo cheio de pedras, o que, ao contrário do que muitos pensam, não torna impossível o mergulho. Essas pedras formam bacias e piscinas naturais muito procuradas pelos turistas. É no Rio das Pedras que ficam várias das cachoeiras da região.

penedo

Outras atrações naturais de Penedo

  • Pico do Penedinho – um dos mirantes mais bonitos da cidade, de lá de cima é possível ver toda Penedo, muito de Itatiaia, um pouco de Resende e a Serra da Índia. Antes de se dirigir a trilha, vá até a Casa do Chocolate, lá você deverá solicitar autorização. A partir de uma pequena mata você irá caminhar trinta minutos (já contando com as paradas para observar a beleza do lugar). Chegando a cruz, você chegou ao topo. Apesar de Penedo ter uma temperatura bastante agradável, o ideal é fazer essa caminhada em um dia nublado ou mais frio. Acontece que não há árvores durante a trilha.
  • Parque Nacional do Itatiaia – o parque inclui a maior parte dos passeios ao ar livre, já que é uma região de mata nativa que engloba toda a região de Penedo. Lá é onde você vai encontrar o Lago Azul e a cachoeira do Véu da Noiva.
  • Museu da Fauna e Flora – onde você pode conhecer um pouco sobre a vida no Parque Nacional do Itatiaia. Lá você encontra informações sobre as mais diversas espécies de plantas e animais que vivem e que já viveram na região.
  • Trilhas a cavalo – se você gosta de andar a cavalo e não tem oportunidade, essa é sua chance. Além dessa aventura deliciosa, a paisagem vai transformar o passeio em algo ainda mais incrível.
  • Pico das agulhas negras – Não é possível fazer o passeio sem guia. Se você for durante o inverno, pode encarar temperaturas negativas, mas tudo compensa. De lá de cima é possível ver toda a região.
  • Pedra sonora – recebe esse nome por emitir sons variados toda vez que a gente bate nela com outras pedras, é bem legal.

Gastronomia de Penedo

Em Penedo você encontrará diversos tipos de culinária, podendo ser brasileira ou internacional. A cidade possui uma grande quantidade de restaurantes que ficaria impossível listar neste post. Abaixo segue um restaurante de cada culinária:

  • Casa do Fritz – o restaurante é especializado em comida Alemã e Suíça. Possui um ambiente agradável, cardápio variado e delicioso chopp artesanal. Vale a pena conferir!
penedo

Fonte: http://www.casadofritz.com.br/

  • Aglio e Olio – Para os amantes da comida Italiana, este é o restaurante perfeito. Lá você encontrará deliciosas massas e outros pratos desta origem.
  • Vernissage – Neste restaurante você encontrará comida brasileira e também francesa. O restaurante fica muito bem localizado em meio a Mata Atlântica e é muito bem frequentado.
  • Truta Viva – especializado em frutos do mar e peixes, o mais interessante desse restaurante é que ele fica em um trutário.
  • Braseiro Gaúcho – como você pode imaginar, uma super churrascaria rodízio e um pouco mais. Os acompanhamento são variadíssimos e você pode também escolher um menu a la carte, no lugar do rodízio. Existe muito mais que carne lá.
  • Café Finlandês – bebidas gerais e alguns aperitivos.
  • Koskenkorva – a Pequena Finlândia não poderia deixar de oferecer comida finlandesa, não é mesmo? Essa você encontra nesse restaurante cujo nome parece mais um trava-língua.

Como chegar a Penedo

Como fica no interior do estado do Rio, se você estiver em outros estados, a melhor opção é avião. Se você morar em Minas, São Paulo ou Espírito Santo pode encarar uma viagem de carro um pouquinho cansativa. Do aeroporto do Galeão a Penedo são em torno de 170 quilômetros de distância.

UFC 728x90

Se você está de carro é preciso pegar a Rodovia Presidente Dutra, que liga os estados do Rio de Janeiro a São Paulo. A saída para Penedo é bem sinalizada e fica entre as cidades de Resende e Itatiaia. De ônibus existem empresas tanto do Rio de Janeiro (cidade) quanto de São Paulo (cidade) que fazem este serviço. A empresa de ônibus Cidade do Aço opera os trecho Rio-Penedo e São Paulo-Penedo. Vale a pena procurar umas promoçõeszinhas de passagem aérea para ir de São Paulo para o Rio e de lá pegar um ônibus na rodoviária, afinal a passagem de ônibus tá meio salgada.

Não se preocupe em alugar um carro dentro de Penedo. Lá tem ônibus urbanos, e é possível comprar os passeios para os pontos turísticos dentro da cidade. Muitos passeios são feitos a pé e a cidade é pequena.

Onde se hospedar em Penedo

Em Penedo o que não falta é local pra hospedagem. Quem gosta de conforto, vai amar o Hotel Terras da Finlândia e a Pousada Rainha da Mata. Se você está em busca de um hotel mais barato, o Castel Plaza Hotel e a Pousada Terraço Penedo oferecem diárias mais em conta.

penedo

Fonte: http://www.pousadaterracopenedo.com.br/

Espero que tenha gostado deste post sobre o belo distrito de Penedo. Se tiver alguma dica, sugestão ou dúvida deixe nos comentários, com certeza vai enriquecer o post. Ficaremos felizes em responder. Vamos compartilhar informação, pessoal! Até a próxima!

Seguem abaixo mais alguns posts que vocês devem gostar:

9 dicas imperdíveis de Friburgo

Hotel Fazenda Montanhês no interior do Rio

Banner 728x90

Cachoeiras de Paraty

 

 

The following two tabs change content below.

Ellan

Latest posts by Ellan (see all)

Deixe uma resposta