Paraty, um paraíso entre Rio e São Paulo

paraty centro historico barzinhosPassear é sempre uma delícia, se a gente tem onde ficar sem pagar nada, na faixa, melhor ainda 🙂 quando o lugar for maravilhoso igual a Paraty então, nem se fala. Temos a sorte de a irmã do Ellan morar lá, então vira e mexe a gente faz umas andanças por lá.

Lá é muito gostoso, uma cidade pequenininha, que une praias, cachoeiras com turismo histórico e cultural. Não é a toa que lá é sede de vários eventos maneiros que atrai gente do mundo inteiro.

 

 

O que fazer em Paraty

As opções são inúmeras e por isso vou fazer subitens. Então vou falar de praias, cachoeiras, centro histórico e eventos.

Praias de Paraty

As melhores praias não são no centro, elas são mais afastadas. Mas também tem a do centro, que dá para curtir legal, principalmente se você for ficar pouco tempo na cidade. Assim como também tem praias há 30 quilômetros do centro.

Então é possível ir de carro, de ônibus, van, barco e algumas a pé. Algumas nem ficam no continente e sim em ilhas. Mas todas são sensacionais. São mais de 50 praias então eu vou separar um outro post para falar especificamente das praias e vou relacionar uma por uma, falando da distância e se é indicado levar crianças e tudo mais.

Segue aqui o post das Praias de Paraty – Centro

UFC 728x90

Segue aqui o post das Praias do Litoral sul de Paraty

Segue aqui o post das Praias do litoral norte de Paraty

Vou colocar só uma foto da Praia de Paraty-mirim para vocês “sentirem o gostinho”.

Paraty-mirim

Paraty-mirim

Cachoeiras de Paraty

Por incrível que pareça, algumas pessoas nem sabem que Paraty tem cachoeiras. Mas eu posso te dizer que elas são sensacionais. São mais de 15, algumas ao sul de Paraty, outras ao norte e algumas próximas às praias.

Aqui apenas citei os nomes, mas fiz um post específico sobre as Cachoeiras de Paraty:

  1. Poço dos Ingleses
  2. Cachoeira do Tobogã

    Cachoeira do Tobogã

    Cachoeira do Tobogã

  3. Poço do Tarzã
  4. Cachoeira da Pedra Branca
  5. Poço da Laje
  6. Poço das Andorinhas
  7. Cachoeira do Iriri
  8. Cachoeira do Taquari
  9. Cachoeira dos Codós
  10. Cachoeiras de Paraty-mirim
  11. Pedra que engole
  12. Cachoeira da Praia Grande de Cajaíba
  13. Cachoeira do Saco Bravo
  14. Poço do Jacaré
  15. Cachoeira de Martim de Sá
  16. Poços da Graúna
  17. Caixão de pedra
  18. Poço do Rio Pequeno
  19. Cachoeira do Melancia

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico conta com várias igrejas, sobrados, praças, fortes, museus, locais para exposições, biblioteca, pinacoteca e a rua é toda calçada em pedra sendo o meio dela mais fundo.

Paraty

Centro Histórico de Paraty – nessa foto eu estava com 6 meses de gravidez

A ideia é que durante as cheias, a água entre para lavar as ruas, ou seja, não é considerado uma enchente nesse caso, já que a cidade já foi planejada dessa forma e as casas e lojas foram feitas em um nível mais alto que as ruas.

Banner 728x90
paraty ruas inundadas

Paraty – ruas inundadas nas cheias – existe uma placa avisando para não estacionarem, mas o pessoal só acredita quando os carros começam a flutuar

O calçamento foi feito com essas pedras irregulares, mas elas eram bem alinhadas até a década de 80, mas para fazer a rede de esgoto elas foram retiradas e na hora de fazer o calçamento novamente ficou tudo torto. Enfim, achamos que com a tecnologia tudo melhora, mas nem sempre é assim né… afinal quando o primeiro calçamento foi feito bem certinho foi antes de 1800 e não tinha a tecnologia de 1980…

Se você procura hospedagem em Paraty, vai encontrar as melhores aqui >> Hotéis e pousadas em Paraty

Eventos em Paraty

O principal evento que acontece na cidade com certeza é a FLIP, Festa Literária Internacional de Parati (a escrita com “i” é proposital para fazer um trocadilho entre o nome da cidade e a expressão para ti, ou seja, para você).

São quase 200 eventos literários em apenas 5 dias que incluem shows, leitura de trechos de livros pelos próprios autores, eventos para adolescente, para crianças, pré-estreias, exibição de filmes, exposições, leitura de peças de teatro e debates, fora os eventos extra oficiais.

Como eu disse, a Flip é o principal evento, mas não o único:

  • Em janeiro tem a folia de reis
  • Em fevereiro, além do carnaval, tem o aniversário da cidade
  • Em abril, encontro de Ceramistas
  • Em maio, a festa do Divino e Bourbon Festival Paraty
  • Em junho, Festival do Camarão
  • Em julho, a Flip
  • Em agosto, o festival da Cachaça
  • Em setembro, Paraty em Foco
  • Em outubro, Paraty Eco Festival
  • Em novembro, Folia Gastronômica
  • Em dezembro, Festival Aventura Paraty

Olha, é bom eu enfatizar que eu só coloquei os principais eventos de cada mês, mas tem outros viu. O Réveillon mesmo em Paraty é maravilhoso, tem show, queima de fogos super linda e demorada, é muito legal.

Réveillon de Paraty

Réveillon de Paraty

Como chegar em Paraty

Paraty é uma cidade no extremo sul do Rio de Janeiro e faz divisa com o estado de São Paulo, então para você chegar lá a partir do Rio de Janeiro precisa pegar a Rio-Santos, que é a rodovia BR-101. A cidade fica bem depois de Angra dos Reis.

Já se você partir de São Paulo, pode vir pela estrada Paraty – Cunha, que é a BR-459, ou por Ubatuba que é a BR-101 também.

Está procurando um lugar legal para comer em Paraty? Todos estão aqui >> Os melhores restaurantes de Paraty

Tem ônibus tanto da rodoviária do Rio quanto da de São Paulo direto para Paraty, mas acredito que saia mais barato fazer baldeação. Do Rio eu tenho certeza, é melhor você pegar um ônibus para Angra e descer no trevo, de lá pegar outro pra Paraty, sai bem mais barato.

Se você souber uma maneira mais fácil ou mais barata para ir de São Paulo, coloca nos comentários, por favor.

Gente, espero que vocês tenham gostado do post e em breve pretendo fazer um post só falando das praias de Paraty. Se vocês tiverem alguma sugestão de lugar legal pra falarmos aqui no Eh Doce Viajar, deixa nos comentários que a gente faz.

Paraty

Paraty

Compartilha esse texto para que várias pessoas possam conhecer um pouquinho mais de Paraty… beijo e até a próxima.

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

15 comments

Deixe uma resposta