Campina Grande – PB

Campina Grande Açude Velho

Açude Velho em Campina Grande

Na cidade de Campina Grande na Paraíba você encontrará tudo o que precisa para passar as suas férias, e digo mais, gostará tanto dessa terra que se mudar para lá passará pela sua cabeça. Uma cidade média, mas que você encontrará tudo o que precisa.

Campina grande possui pouco mais de 400 mil habitantes e é a segunda maior população do estado da Paraíba. Ela também é a segunda em se tratando da economia do estado já que possui um dos maiores centros industriais do Nordeste. A cidade também é muito conhecida pelas suas diversas faculdades, onde pessoas de cidades vizinhas e até de outros estados se instalam lá somente para estudar.

Se você quer saber sobre João Pessoa, a capital da Paraíba veja aqui: João Pessoa

O que fazer em Campina Grande

Você terá muito que fazer visitando a cidade de Campina Grande, principalmente se o mês que escolher for Junho. Neste período a cidade se enfeita e se prepara para a realização do maior São João do Mundo.

As quadrilhas são um espetáculo à parte. Elas misturam, dança, cultura e diversão para os integrantes e para o público. Você encontra quadrilhas juninas espalhadas por toda a cidade, porém na Pirâmide do Parque do Povo é o local destinado para as principais da cidade, do estado e até mesmo do Nordeste.

Apresentação das Quadrilhas na Pirâmide do Parque do Povo em Campina Grande

Apresentação das Quadrilhas na Pirâmide do Parque do Povo em Campina Grande

Aproveitando o clima de São João com muito forró e arrasta pé, você pode pegar o Trem do Forró ou Locomotiva Forrozeira como também é conhecido, indo de Campina Grande até o Distrito de Galante. O percurso do passeio mede em torno de 12 km e para quem gosta de forró pé-de-serra é um prato cheio. Se você não gosta de forró, o melhor é não se aventurar neste passeio, pois se sentirá excluído em meio aos forrozeiros de plantão.

Lugares Para Visitar em Campina Grande

Chegando na cidade você precisa conhecer o seu cartão postal, o Açude Velho. Ele fica no centro de Campina Grande sendo um local perfeito para fazer uma caminhada, vislumbrar uma bela paisagem ou se deliciar em restaurantes e lanchonetes que ficam ao seu redor.

UFC 728x90

Por falar em restaurantes, se quiser comer uma comida típica da Paraíba e do Nordeste você precisa conhecer o Bar do Cuscuz que fica no entorno do açude, lá você encontra carne-de-sol, manteiga de garrafa, cuscuz de milho e outras iguarias nordestinas.

Se quiser comprar diversos tipos de produtos sendo alimentícios, vestuário ou lembrancinhas de Campina Grande, vá até a Feira Central, lá encontrará o que preciso por um preço acessível.

No entorno no Açude Velho você também encontra as estátuas de bronze de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ícones da música nordestina, é um local obrigatório para se tirar fotos e guardar como recordação.

No entorno do Açude Velho você encontra as estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

No entorno do Açude Velho você encontra as estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

Quem quer apreciar o artesanato local e comprar alguma lembrança feita de algodão colorido típico da Paraíba precisa conhecer a Vila do Artesão. Neste local, artesãos da cidade expõem seus trabalhos feitos em couro, pedra, tijolo, algodão colorido e etc.

Outros Locais que você precisa conhecer em CG

  • As estátuas dos Pioneiros da Borborema no entorno do Açude Velho
Às margens do Açude Velho ficam as estátuas dos Pioneiros da Borborema.

Às margens do Açude Velho ficam as estátuas dos Pioneiros da Borborema.

  • O Museu de Arte Popular da Paraíba feito sobre as águas do Açude Velho
Museu de Arte Popular da Paraíba às margens do açude velho em Campina Grande

Museu de Arte Popular da Paraíba às margens do açude velho em Campina Grande

  • Pirâmide e cidade cenográfica do Parque do Povo
Pirâmide do Parque do Povo, onde as quadrilhas se apresentam e depois é onde rola o forró.

Pirâmide do Parque do Povo, onde as quadrilhas se apresentam e depois é onde rola o forró.

  • O açude Novo, entre outros locais.

Confira aqui o post que fizemos sobre a Pizzaria Rodízio do Paulista em Campina Grande.

Como Chegar a Campina Grande e Localização da Cidade

Chegar a Campina Grande é muito fácil já que na cidade existe o Aeroporto Presidente João Suassuna contando com voos diários para a cidade pelas Linhas Aéreas Gol e Azul.

Banner 728x90

Se preferir chegar de ônibus, saiba que isso também é bem fácil já que Campina Grande conta com a Rodoviária Nova onde chegam e saem ônibus diariamente para todos os cantos do Brasil.

Campina Grande está localizada no agreste paraibano interior do estado e está bem próximo as grandes capitais de cidades do Nordeste. Sendo:

  • a 125 km da capital do estado João Pessoa
  • a 181 km de Recife
  • a 260 km de Natal
  • a 375 km de Maceió

O Parque do Povo e o Maior São João do Mundo

O Parque do Povo merece atenção especial já que é o principal local de eventos da cidade e recebe anualmente o Maior São João do Mundo. O local possui mais de 42 mil metros quadrados e durante as noites de festa de São João fica completamente lotado.

Em 2013, o maior São João do Mundo completou 30 anos.

Em 2013, o maior São João do Mundo completou 30 anos.

No São João de Campina Grande são 30 dias de festa, onde o forró impera, mas também temos outros ritmos rolando na festa. Estima-se que mais de 1 milhão de turistas cheguem a Campina Grande neste período e quando chegam encontram uma estrutura formada por palcos para apresentação de artistas da música brasileira, cidade cenográfica, barraca com comidas tópicas, apresentação de quadrilhas e muito mais.

Campina Grande aos Olhos do Autor

Como um bom paraibano que sou, me dispus a escrever com todo o gosto e orgulho sobre a cidade de Campina Grande. Não nasci nesta cidade, mas sim em uma cidade vizinha a ela e desde pequeno ouvia falar muito bem dessa cidade.

Fui crescendo e aos poucos fui conhecendo melhor a Campina Grande, seu povo, seus costumes, suas festas, seus pontos turísticos etc. Posso garantir que tudo descrito neste artigo é a mais pura verdade.

Apesar de não morar mais no estado e estar bem longe desse lugar há cerca de 6 anos, sempre que posso vou visitar meus familiares que moram próximo a Campina e aproveito e vou a cidade. Vou não, já chego nela, pois geralmente vou de avião e pouso direto na Rainha da Borborema.

Aprecio tudo que a cidade de Campina Grande e o estado da Paraíba têm de bom, e defendo minha terra com unhas e dentes de qualquer um que fale mal dela, principalmente de quem fala sem pelo menos conhecê-la.

Para finalizar este artigo que adorei escrever, quero dizer que quando puder visite Campina Grande, visite a Paraíba, visite o Nordeste, você se encantará com tamanha beleza encontrada lá.

The following two tabs change content below.

Ellan

Latest posts by Ellan (see all)

4 comments

Deixe uma resposta